18 abril, 2004

Cleptomania

Saudações!
Para quem acompanha a vida (ou a falta dela), deste blog deve lembrar-se dum texto que escrevi que tinha como tema uma doença que dá pelo nome de Narcolépsia e nesse texto me comprometia a partilhar convosco os meus conhecimento sobre doenças menos conhecidas ou mais raras, pois a verdade é que nunca mais falei nisso, talvez por o meu conhecimento ser algo limitado (ou mesmo nulo).
Portanto o que me trás aqui hoje é a Cleptomania! Esta patologia é conhecida por provocar nas suas vítimas uma vontade, um vício incontrolável de roubar, roubar tudo o que lhes agrade e não agrade, no fundo, roubar tudo o que lhes aparece à frente!
Esta doença ao que parece pode tomar proporções epidémicas, ora vejamos um bairro contruído aqui na minha zona, em que cerca de três quartos da população se encontra infectada e sem melhoras previstas!
Mas esta patologia é um facto, ou pelo menos uma boa desculpa para quem é apanhado a roubar e que para provar que realmente é doente só tem que continuar a roubar!
Deixo aqui um apelo, não desprezem estas pessoas, no fundo elas são pessoas normais, mas com problemas, todos temos problemas!
Vamos contribuir para uma sociedade melhor ao não deprezarmos os mais debilitados física, psicológica ou monetariamente. (as pessoas que passam fome não necessitam porque isso acontece não por falta de dinheiro, mas sim por falta de oportunidade. Pelo menos foi o que disse um ministro da nossa praça e que eu acho que tem toda a razão! Eu no outro dia fui comer a um restaurante, quando chegou a hora de pagar ainda fui ver ao bolso, mas a verdade é que não tinha oportunidade e tive que ficar a lavar pratos! Mas chega de divagar!)
Por favor sigam este apelo que vos faço, ora vejam o meu exemplo, aqui à coisa de quinze dias ia eu muito descansado a caminhar em plena via pública , qual não é o meu espanto quando dou de caras com três jovens, que por acaso não eram de raça caucasiana, e esses jovens dirigem-se a mim e pedem-me todo o dinheiro que eu tivesse comigo, foi nesse momento em que me apercebi do débil estado em que esses três jovens promissores se encontravam e disse: "Meus amigos, eu compreendo a vossa situação e posso ajudar-vos!", mas eles deviam estar num transe tão profundo que não ligaram e ao empunharem armas brancas proferiram as palavras que passo a citar: "Branco filho da puta, passa masé pra cá a carteira senão vou ter que te esburacar com o meu "chino"!". Foi nesse momento em que eu percebi que estes jovens já estavam num estado quase terminal e o que fiz foi, juntamente com as duas notas de 100€ que transportava comigo, colocar um cartão de um psiquiatra amigo meu, isto para que eles quando voltassem a si e percebessem que necessitavam de uma cura o procurassem e ele os ajudasse! Misteriosamente o consultório do meu amigo foi assaltado três dias depois e ele teve que abandonar o ramo, pelo menos por conta própria, mas o que conta foi a minha acção e a minha intenção! Acho que se todos nos unirmos podemos ajudar a recuperar estas pessoas deste flagelo que é a Cleptomania!
Assim me despeço dos senhores leitores, estas três ou quatro pessoas de tanto valor e dos quais guardo uma estima muito especial e até à próxima quem sabe para mais um ficheiro clínico do Macacos Me Mordam! HC

Sem comentários:

Enviar um comentário