22 setembro, 2005

O fabuloso mundo de morangos com açucar!

Ao ler o último texto do meu camarada, a quem aproveito para mandar desde já um grande abraço e dizer ‘sexta estamos lá’ e ‘dá cumprimentos ao pessoal aí em casa’, fiquei algo curioso devido às inúmeras referências sobre, a que vim mais tarde a saber ser, série Morangos com Açúcar. Decidi averiguar e desde logo me apercebi que estava a entrar num campo sensível. As diferenças com o mundo real são notórias. Percebi que estava perante uma nova realidade: a do fabuloso mundo de morangos com açúcar! Depois de alguma hesitação decidi trazer a público, em nome da ciência, as minhas constatações após o visionamento de um episódio da dita série:

1. Todas as miúdas são atraentes*.
2. Os indivíduos mais rufias são putos ricos, que andam em colégios privados, mas que pintam grafitis e dizem “bué” e “parto-te a boca toda”.
3. É possível o maior cromo caçar uma miúda atraente.
4. Os pais não se chateiam por os filhos terem 30 anos e ainda andarem no colégio.
5. O desporto mais praticado pelos jovens é o basquetebol, ao velho estilo americano.
6. Os professores parecem hippies reformados e devem fumar droga e tudo.
7. É possível usar penteados esquisitos sem se ser gozado até à exaustão.
8. Dança-se a ‘gasolina’ (ou lá o que é aquele ruído) em pleno dia (mesmo de noite é condenável), em pleno café/tasca.
9. O discurso educativo é utilizado com uma frequência maior do que o aconselhável.
10. Existem indivíduos com mais de 13 anos que conseguem ouvir/suportar os D’zrt.
11. Ouvir hip-hop é meio caminho andado para a marginalidade. Temos escolas de pensamento que defendem que na realidade também o é.
12. É possível ser-se um stalker sem ser punido por isso. E nem é preciso ser-se do PNR.

*atrantes = boas, que é mesmo assim

Cheguei a estas conclusões após o visionamento de apenas um episódio. Nem quero imaginar o que mais está por descobrir no… fabuloso mundo de morangos com açúcar! LR

19 comentários:

  1. Ola sr luis! :)
    Vim aqui ver o que tinha xkrito sobre a novela k kostumo ver diariamente (sim axo k tou mm kompletamente viciada nos morangos com açucar) por aconselhamento do sr wally :P
    Eu sei que a novela pode ter esses defeitos todos que descreves, mas tenho a certeza que se komeçares a ver também irás gostar...
    Contudo, não concordo com esta afirmação que fizeste: "O discurso educativo é utilizado com uma frequência maior do que o aconselhável"... Eu penso que é utilizado da melhor forma e ate de uma frequência bastante razoavel... Ou será que a violencia é melhor maneira de tratar os problemas com os filhos/alunos? Ou sera que te interpretei de uma forma errada?

    Beijocas!! * Mary

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar, obrigado por te teres dado ao trabalho de vir comentar o blog.
    Quando disse que "O discurso educativo é utilizado com uma frequência maior do que o aconselhável" quis, e julguei ser óbvio, ser sarcástico, uma vez que quando na novela se começa a falar de qualquer assunto mais sério (tal como droga, sexo, homossexualidade) parece que a novela entra num espaço publicitário com as personagens a discutirem o assunto como ninguém faz na vida real, limitando-se a debitarem o texto 'pseudo-educativo' ao bom estilo Malhação, em que somos tratados como atrasados mentais. Ou seja, o texto educativo é das personagens para nós e não dos pais das personagens para as personagens.
    Sei que a grande maioria dos jovens assistem à novela e por isso aproveito já agora para explicar porque é que não vejo: os actores são de fraquíssima qualidade, o argumento ainda mais fraco sem qualquer história (se bem que é compreensível, uma vez que com o público assegurado o que interessa é que a novela dure bastante tempo, dê lá por onde der), a novela é vazia de ideias e mesmo nos tais espaços mais sérios normalmente as ideias e os textos são mal concebidos e acho que a novela define padrões para os jovens, padrões esses que não me agradam de maneira alguma. E como se tudo isto não bastasse surge um tal de fenómeno chamado D'zrt, um produto vendido pela novela, publicitado na mesma até enjoar. Como apreciador de música (não necessariamente conhecedor), fico chateado com o facto de toda a gente ouvir esses indivíduos, quando no fundo é pela imagem deles que os ouvem. Música, zero!
    Tive três horas a contar insectos depois de ter dormido apenas quatro, por isso é possível que tenha ficado algo por dizer ou que o comment esteja confuso.
    Agradecia que desses a tua perspectiva, para me ajudar a perceber porque é que gostas da novela.
    Peace out!
    LR

    ResponderEliminar
  3. E já pensaste que talvez seja desse modo porque não apenas pessoas da nossa idade vêem a telenovela, mas também crianças? Talvez estas necessitem desse acompanhamento educativo, como tu disses, mas certamente também não é a melhor forma de tomar conhecimento “do mundo que as rodeia”. Mas olha, se não têm um pai e uma mãe que lhes expliquem, têm de começar por algum lado… e talvez por isso a novela tenha esse discurso para os telespectadores! É de salientar que eu nunca reparei em nada estranho (lol), só estou a contra-argumentar aquilo que escreveste!
    Relativamente a dizeres que os actores são de fraquíssima qualidade, eu acho que isso é uma ideia pré-concebida que a sociedade no geral tem… Por serem jovens? Por não terem nenhuma ou pouca experiência? Se é uma telenovela feita de pessoal jovem, queres que chamem para lá o Ruy de Carvalho, a Alexandra Lencastre, etc.? Esses actores não se iriam enquadrar no estilo feito para a novela… eles querem pessoas jovens! E estes jovens têm de começar de alguma forma… talvez esta seja a oportunidade da vida deles! Não vez a Joana dos antigos Morangos com açúcar, que agora faz de Teresa em Ninguém como Tu? Talvez se ela não tivesse tido a oportunidade que teve nesta novela tão banal na tua forma de ver, nunca tinha entrado num enredo tão bom e magnífico, como toda a comunicação social escreve nas revistas. Eu acho que a história da novela chama os jovens, porque retrata certos aspectos da vida real (é claro que nunca tão exagerados!!). Se esses padrões não te definem, fazes muito bem em não ver… Mas se talvez se a novela definisse os teus padrões, menos pessoas iriam ver! Fica a dúvida…
    Como não deves estar a par da novela, esta série já não tem a banda D’zrt… só tem alguns elementos! E isso concordo contigo… que eles se “aproveitaram” da novela para lançar a banda, logo pela sua imagem. Mas ao contrário de ti, como gosto de música comercial, até os oiço sem problema algum…
    Percebi bem o que querias dizer, logo as três horas que tiveste a contar insectos, passaram-me ao lado…
    MJ :P

    ResponderEliminar
  4. Ora cá estou eu outra vez.
    Tenho consciência que há muitas crianças a verem a novela, mas não me parece que a melhor forma de serem educados seja por uma novela. E o público que eu aceito melhor são precisamente as crianças, por terem uma menor selectividade, por quererem absorver tudo.
    Em relação aos actores, devo sublinhar que não alinho em ideias pré-concebidas. A verdade é que acho que eles não têm mesmo qualidade, e tenho a certeza que há por ai muita gente nova capaz de fazer dessa novela uma coisa bem melhor. No geral, os actores são pouco naturais e limitam-se a debitar texto. Mas quando os actores são surfistas é natural que surfem melhor do que representam.
    Não tenho dúvidas que esta é a oportunidade da vida deles, até porque em condições normais não a teriam. Se calhar estão apenas a ser levados ao engano, ao pensarem que podem ganhar a vida daquilo. Ou talvez não. Porém há um actor que devo destacar, que à parte o seu papel ser uma beca parvo, é o melhor que se encontra na novela, e que é o Crómio. Aparenta ter formação e encarna o papel bem.
    Quando eu digo que a novela define padrões, quero dizer que leva os jovens a “seguir as pisadas” da novela. E não me parece que fiquem melhores pessoas por isso. Talvez mais fúteis.
    Curti da tua provocação e reitero. Também acho que ninguém veria uma novela que fosse a minha vida, porque como podes ver tenho muito tempo livre. :D
    E pronto, acho que é isto. Continua a comentar!
    LR

    ResponderEliminar
  5. Bem pessoal, que bela converseta!
    Em termos gerais, eles são péssimos actores, têm presença, obviamente foi a unica coisa que aprenderam no curso de modelos!
    D'zrt? O que é isso? Expliquem-me que tenho tido dificuldade em perceber!
    Quanto ao discurso educativo, ninguém vai ver a novela para aprender e qd tentam impingir as ideias deles ou da sociedade, por mais correctas que estejam só aborrecem e soam a falso! (ainda mais) hc

    ResponderEliminar
  6. Sim eu também concordo que as crianças sejam educadas assim.. Acho que isso ficou explícito no outro comentário que escrevi! Mas relativamente aos actores, continuo a insistir no exemplo da Joana que entrou nos Morangos com Açúcar e agora está na novela Ninguém como Tu a fazer de Teresa. Ela deve ter algum talento para ter sido escolhida para uma novela assim, ou não? Ou achas que foi escolhida em condições anormais, logo nas duas novelas? Este é um exemplo, entre outros que podia dar…
    MJ

    ResponderEliminar
  7. mary olh que esse não é um bom exemplo! Todas as novelas da tvi têm sido uns estercos, mal representadas, apenas falamos dos morangos com açucar porque tem como alvo a malta da nossa idd!

    ResponderEliminar
  8. teja mas é kaladinhu sr wally... a sua opiniao nao konta! lol (K)

    ResponderEliminar
  9. Eu até queria dizer algo inteligente..mas os meus poucos, poukissimos neuronios ficaram cansados de ler tanto..MAS LI!!

    Devo dizer que sou uma espectadora assidua dos MCA..e até gosto..mas tambem devo referir que a 1º serie foi de muita má qualidade, pois passou para a televisao uma imagem da juventude que infelizmente não corresponde a realidade...e claro..que a frase mais ouvida " Preciso de falar contigo" começei a ver..mas acabei por desistir..!
    Ja da II serie devo dizer que começei ja a ver tardiamente, mas foi de bastante qualidade, tirando ( e aqui concordo com o Luis ) o fanatismo Dzrt...foi uma serie não tao falsificada....e os elementos\actores foram com muito mais qualidade..personagens como Cromio...Sofia...Simao..Luiza..foram bastante boas..na minha humilde opiniao..!

    Desta ultima serie que iniciou agr inda não tenho opiniao formada..mas já começou mt enfadonha, cansou-me a beleza como diz o Luis! Mas vamos lá a ver..pode ser que não seja como a primeira ZERO!

    Mas lá está o bom portugues copia sempre o brasileiro e por mais que nós tentemos as nossas novelas nunca irão ter o mesmo prestigio e sucesso! Não desvalorizo os nossos actores porque temos actores bastante bons, mas nós nca lá vamos chegar!

    Enfim..esta foi a minha humilde e enfandonha opiniao...dito isto a ver os MCA..que vou acompanhar...

    Jinhus!
    Lipa

    Ps: Luis..temos que fazer uma desforra!!

    ResponderEliminar
  10. Ahhhhhhh!!!

    Eheheh alias até agora o mlhr da novela foi e é sem duvida uma das musicas de fundo dos Squeeze :) tenho que vender o meu peixe..

    Vão visitar...

    http://www.creative-room.com/squeeze/

    A musica é esta ;)

    Jufinhas..
    Lipa

    ResponderEliminar
  11. Mary, eu tou como o hoolie. As novelas da tvi não querem dizer nada. É mais do mesmo. E ela sempre no papel de miúda irritante.
    Se me disseres que ela fez boas peças de teatro talvez me convenças. Ah, espera! Ela fez. A peça dos Morangos Com Açucar. :)
    Bem, para mim chega de Morangos que quem me lê ainda pensa que eu vejo os episódios todos.

    ResponderEliminar
  12. Por amor à santa meu pessoal! Como podem defender algo que não tem defesa possivel? Alguma de vós sabe por acaso o que é representar? Pelos vistos não, mas também não vou ser eu a explicar! Façam bom proveito da vossa pequena novela dos protótipos de sociedade! :P (ek eu sou mau! não! eu sou mesmo mau!!!) hc

    ResponderEliminar
  13. Ja nao digo mai nada... daqui a pouco inda me batem por defender tanto a novela!! Mas olhem, digam o que disserem eu vou continuar a ver... :D Beijos e bom blog

    ResponderEliminar
  14. eskeci-me de identificar.. lol MJ :P

    ResponderEliminar
  15. Hey hey
    Bem kamandro é um facto k isto se torna num ciclo... Luis escreve post - Título atrai atenção - Mary lê e deixa comment - Luis justifica - Mary discorda - continua justificação - Hoolie vem como reforço - continua - continua - Kamandro com o seu espirito ciêntifico faz uma constatação... Mas errado!
    Porque na verdade so me pus a ler o Post, não pelo título de uma conhecida "novela" da tvi, mas sim porque tinha uns fantásticos 16 comments. Como bom português que vai sempre atrás das ondas lá fui eu ver o que se passava... resumindo o pensamento em forma de conclusão, está aqui explicado o sucesso destas ditas cujas novelas "rascas" da tvi, é pura mentalidade social portuguesa. Simples medo de exclusão... Viva os ciclos de imitações... Lá somos levados por mais uma onda, em tempos o yô-yô, diablos, agora os Morangos com açucar... Proveitos? Todos teriamos sobrevivido sem eles... Viva Portugal !

    ResponderEliminar
  16. Hey hey
    Penso que a analise de um actor tem que ser feita sempre por comparação, não com outros considerados superiores, mas sim de um conjunto de expressões e capacidades que o tornam bons interpretes do papel que está a desempenhar... O que quero dizer com isto é mto simples, olhem para os actores da "novela" Morangos com Açucar e digam se n conseguiam fazer igual. Claro que sim... Aprendemos alguma coisa de teatro, expressão dramática, humm será que somos sobretodatos? nascemos com dons? Quantos nakela novela tiveram aulas... poucos mto poucos, os que tiveram sao logo identificados... será que o elenco é td de pessoas sobretadas? Não me parece... Justificam os fanáticos que a novela pretende ser o mais próximo da realidade... pois mas realidade na tv fica mal... experimentem dar um murro a sério num filme...
    O que acontece nos Morangos são falas normais com pausas para se coumprir o guião... Resultado: Uma MERDA !
    Tenho que dar razão á malta do blog... E acima e tudo não, acima do meio chega, felicitar o fantástico actor que faz a personagem de "Crómio"!
    JJ

    ResponderEliminar
  17. JJ, explicáste bem o sucesso crescente da novela.

    Yannick, escangalhei-me a rir com essa do Why MCA!!!
    Fiquem bem!

    ResponderEliminar
  18. Os "Morangos Com Açúcar" também já aqui chegaram? Parecem bactérias, tão em todo o lado.. Para começar, isto não se trata de uma novela, mas de uma praga. Os aspectos enunciados pelo LR no post só mostram que ele tava a ser simpático. E mais não digo, para testamento chegam os 19 comments antes deste...

    ResponderEliminar
  19. É só pa serem 21 comentários! Ah! Why MCA??? Também n percebi! lol HC

    ResponderEliminar