30 março, 2006

Ohh Canada!

Por momentos ao ler o post anterior, fiquei confuso. Não sabia se era mesmo do meu estimado colega Hoolie se era do Paulo Portas.

Não nos podemos esquecer que, acima de tudo, estamos a falar de pessoas. E só portugueses são cerca de 15 mil. A maioria deles com autorização de residência, uns quantos com empresas próprias e até empregadores de canadianos. Pessoas que fizeram a vida delas lá, que lá viviam há vários anos, que lá tiveram filhos, que contribuíram para a produtividade do país, e que de forma absolutamente insensível se vêm obrigadas a mudar a sua vida como a conhecem dum momento para o outro. E de forma que quase toca o desumano, dispondo de meia-dúzia de dias para se porem dali para fora. E que se desenmerdem como puderem. Se não eram refugiados ao chegar ao Canadá, parece que se vêm agora obrigados à mesma a esse papel.
Pelo post parece que foram 15 mil portugueses que foram apanhados a chegar ao Canadá num barco contentor. Não. Eram pessoas que de visto temporário em visto temporário viveram ali anos autorizados pelas autoridades. Autorizados pelas autoridades. Estará isto tão longe da legalidade? Ah, esquecia-me que quando se tratam de leis não há lugar a subjectividade.
O governo canadiano (pró-Bush diga-se de passagem) tá-se simplesmente a cagar, quem lá estava antes é que dava as autorizações, por isso agora têm a legitimidade de fazerem o que lhes apeteça. De qualquer maneira não confundamos o governo canadiano com o país e o povo que são conhecidos por serem acolhedores, muito mais que nós. O que me leva a outro ponto. A maneira como as tv's portuguesas tratam os casos dos emigrantes portugueses e os emigrantes em Portugal. É óbvia a solidariedade dos media para com o caso destes portugueses, talvez por interesse, pois no povo português é generalizada essa solidariedade. Mas se forem uns “pretos” ou ucranianos a serem expulsos de Portugal é absolutamente aceitável. Não chega a ser notícia. Era bom que pudesse desaparecer (ser minimizada aos Mundiais de Futebol e orgulho pela cultura popular) esta visão de pátria e nacionalidade, que vão minando os nossos povos, e se passasse a assumir como única pátria o planeta Terra e nacionalidade a Humana (e já agora como Hino ‘A Internacional’ :p). LR

8 comentários:

  1. Concordo contigo, não há dúvida que todos os intervenientes têm culpa. Os 'ilegais', por ignorância ou desleixo, não trataram das suas situações. Se calhar tentaram-se legalizar como refugiados por verem nesta a única forma de despacharem os processos. Não sei. O que sei é que tudo isto não desculpa a forma como foi tratada a sua situação pelos indivíduos das "altas" responsabilidades.
    Uma das coisas que discordo com o post do hoolie é sobre a legitimidade de se queixarem sobre o governo português. Quanto a mim têm toda a legitimidade. Não deixam de ser cidadãos expulsos de outro país, como tu dizes com um problema em mãos. Ou será que por não votarem não têm direito de pedir ajuda?
    Quero voltar também a insistir não noção de legalidade, que não tem que ser sinónimo de correcto ou justo. Estamos a falar de papéis. Não estão legais, que se abram inquéritos, que se ouçam os visados, que se analisem os casos.
    Enfim. No fim de contas acho que tudo se resume a perspectivas cruzadas.

    P.S.: Tks pelo comment com pés e cabeça e parabéns pelo blog. Começam a nascer lá umas masterpieces.

    ResponderEliminar
  2. A questão do meu posto foi uma simples avaliação de factos e de exposição do meu ponto de vista!
    Achas que eu tou de acordo que mandem as pessoas à sua sorte?
    Quanto à questão de nações e nacionalidades, não consigo concordar contigo nesse aspecto, se calhar sou menos comunista que tu nesse aspecto, isso pouco me importa! A realidade é que os emigrantes tão se bem a cagar (que é mm assim), para as nacionalidades deverem ou não existirem, eles estão a protejer os interesses deles, mas darem-se como refugiado, na minha opinião foi uma atitude irresponsável e que não põe só em causa a estadia no canadá!
    Faz-me quase lembrar a Fátima Felgueiras que se auto- designou a primeira exilada politica de portugal desde o 25 de Abril! Está errado!
    Tenho muita pena que eles tenham que abandonar as vidas deles, mas como nós sabemos daqui a 3 ou 4 meses eles apanham um avião e vão para lá outra vez se fôr preciso!
    Eles tentaram a sorte deles, não resultou, temos pena, mas o erro é deles! Quanto ao governo Canadiano é óbvio que são uma cambada de anormais, mas como não somos um um país global, é lá com eles!
    Não tenho muito mais a dizer, apenas que sou muito mais solidário com um idoso que seja desalojado aqui em portugal por não receber uma reforma que lhe permita para pagar a renda e manter-se vivo, do que com estes emigrantes! hc

    ResponderEliminar
  3. Ao dizeres "...paro de chamar nomes feios ao governo canadiano e passo a chamá-los aos nossos emigrantes!" e "Na minha opinião tê-los deixado voltar já é apoio a mais!!!" a ideia que fica é mesmo que tás de acordo.
    A questão das nacionalidade foi meramente uma visão utópica, se calhar tanto como ser comunista em Portugal, mas não deixava de ser o espírito certo. Eu também não disse que era certo terem-se dado como refugiados. O que disse é que tal facto não justifica a atitude do governo, não nos esquecendo que não são só portugueses em causa.
    Depois de estarem vários anos no Canadá com autorizações, parece-me que se ultrapassa um bocadinho a sorte e se deviam ganhar alguns direitos.
    Dizes que como não somos um país global é lá com eles. Nessa linha de pensamento, o Bush pode invadir os países que quiser desde que não nos afecte, a indústria madeireira, e não só, pode deitar a Floresta da Amazónia abaixo que também não nos diz respeito, etc.
    Há coisas que nos dizem respeito a todos. Tal como os desalojados idosos sem reforma, que tal como tu ponho num nível de importância maior, mas que ainda assim me deixa espaço a achar mal outras coisas. Se não arriscava-me a dizer "Há tanta coisa pior, porque é que me hei-de tar a chatear com isto?"

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que me expressei mal logo no primeiro texto, talvez depois de o ler de novo me pareça um pouco radical!
    A ideia principal que quis transmitir é que Portugal não serviu para eles viverem e o tanto amor,que a maioria dos emigrantes quando estão fora, dizem sentir a portugal não os impediu de se darem como refugiados, dando a parecer que se passa algo de tão errado por aqui que as suas vidas estariam em risco, mas Portugal já serve para, depois de serem expulsos do país de emigração, eles pedirem ajuda e virem a correr para os meios de comunicação social a dizer que estão desapoiados e sem ajudas do governo Português!
    Não quis dizer que eles não devessem ter essa ajuda porque, como referiste, são pessoas, mas acho que não têm legitimidade para exigir seja o que fôr do governo português!
    Pode continuar a parecer radical, mas se tentarem perceber o que quero dizer, talvez até me dêem razão! hc

    ResponderEliminar
  5. Ah e Luis, será que se o governo português decidisse enviar os imigrantes ilegais que cá tem embora, tu continuarias a usar o mesmo argumento?
    É que um emigrante não te mete ar nos pulmões, nem a decisão canadiana de os deportar violas as fronteiras de nenhuma outra nação!
    E quanto a prioridades de preocupação, acho que já nos estamos é a preocupar demais com este assunto, porque na realidade não creio que seja um assunto de importancia extrema, porque como te disse eles vão voltar para lá assim que puderem e isto é mais uma manobra televisiva de prender as pessoas a dramas familiares! hc

    ResponderEliminar
  6. Acho que se tá a chegar a um consenso ou pelo menos aproximar das posições.
    Também não me parece correcto terem-se dado como refugiados, mas se calhar foi a única saida que viram, não sei. Tou a especular. De qq maneira não me parece que dê má imagem do país. Só se dão como refugiados num qualquer papel, não andam a espalhar aos sete ventos.
    O problema da imigração ilegal em Portugal também existe mas nunca aprovaria a expulsão. Aliás, acho que um dos grandes problemas é a burocracia necessária para a legalização, levando como bem sabemos à exploração destas pessoas por parte de chico-espertos.
    Anyway. Só escrevi o contra-post porque a tua posição me pareceu um bocadinho extremada, posição que não era a minha. E sempre dá para treinar a argumentação.

    P.S.: Qualquer dia quem emigra como refugiado político sou eu. Em quem eu voto nunca ganha.

    ResponderEliminar
  7. Ya! Acho a nossa posição embora não sendo a mesma tem alguns concensos! E é óptimo haver divergencias de quando em vez, para exactamente treinarmos a argumentação! Visto que o Sérgio nunca mais se deu ao trabalho de aparecer por aqui com aqueles comentários que só ele sabe fazer! (Vamos designá-los assim!) hc

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/4/06 00:49

    Kamandro, axo que tens toda a razão, o problema é mm a merda de gente que nos (des)governa! Se tivessemos dririgentes interessado em levar o país para a frente em todos os aspectos, dirigentes que n se preocupacem só com a economia e o défice, mas também com os assuntos sociais e apresentassem solução realmente válidas, que n se dirigissem a atenoar, mas sim a resolver, se calhar n teriamos estes dois posts sobre o canadá e o emigrante n teria que ser o tal revolucionário!
    De qualquer forma eu n ostraciso o emigrante, acredita que tenho todo o orgulho em saber que em qq parte do planeta que vá posso encontrar um português! Sempre fomos aventureiros, antes queriamos descobrir terra, agora procuramos vidas melhores!
    Agora o assunto do canadá e mais concretamente o meu post, n punha em causa qualquer destes aspectos, mas sim uma simples atitude que alguns tiveram, mas que como o luis até me fez ver, talvez n soubessem bem o que tavam a fazer ou as implicações que tinha usarem tal argumento para manterem a vida melhor que tinham naquele pais!
    Mas que fique esclarecido e acho que falo por uma grande maioria, qd digo que qs toda a gente já pensou em abandonar portugal à procura de uma vida melhor, ou apenas para se aventurar! E tenho todo o orgulho em quem o fez e continua a fazer!
    Acho que este incidente não vai manchar minimamente o nome dos emigrantes portugueses por todo o mundo! Porque até à data este foi um incidente isolado! (agora n te keixes k n te respondem!!!:P) hc

    ResponderEliminar