01 maio, 2006

Síndrome de Tourette

Pois bem! Na linha do que me comprometi a quando da criação do famigerado blog, vou falar duma doença rara! Na verdade a ideia era que tal “projecto”, vamos chamar-lhe assim, fosse mais regular, mas como os meus conhecimentos de medicina não são propriamente enciclopédicos, remeti tal tarefa à regularidade de uma vez por ano!
(talvez agora com o Dr. House surjam mais doenças raras)
Portanto, hoje venho falar-vos da Síndrome de Tourette (ST), assim pelo nome não vos deve dizer nada, mas se eu vos disser que os seus sintomas consistem em vocalizações ou gestos que não se controlam, rápidos, súbitos, sem objectivo, repetitivos e inconscientes, tiques portanto, talvez vos dê umas luzes (ou talvez vos deixe sem qualquer vontade de ler o resto do texto).
Doença chata esta! A parte dos gestos nem é o pior, porque embora alguém que pisque repetidamente os olhos ou encolha sistematicamente os ombros enquanto conversa possa ser bastante enervante, um pessoa que não consiga ter uma conversa, sem que pelo meio diga umas cinco vezes “É cumak parece um tiro duma Flobér!” (por exemplo), é bem pior!
O mais chato no meio de tal terrível patologia é que geralmente o doente não se apercebe que apresenta tiques como os referenciados anteriormente e não pode assim explicar a quem quer que com ele trave conversa que quando o mandou ir para o órgão genital masculino ou lhe fez um manguito (não quis ferir susceptibilidades), o que realmente aconteceu foi um tique provocado por uma doença, acabando assim por muito certamente ser agredido, eu pelo menos partiria para a violência se me mandassem para o órgão sexual masculino! (ou então começava a chorar e ia-me embora)
O lado positivo da existência desta doença, mas obviamente para quem não lhe foi diagnosticada a mesma, é que quando aquele rufia lá da escola se mete connosco e nós tendo medo mas mesmo assim não querendo ficar mal na fotografia os mandamos ir “ter relações homossexuais com o seu tio de França” (outro exemplo), sem querermos ficar sem algumas teclas do piano, podemos sempre alegar sofrer de ST, de qualquer forma convém ter sempre o número do dentista à mão, porque os rufias geralmente são ligeiramente ignorantes, e podem ignorar a existência de tal patologia! (assim aconselho a todos os rufias ignorantes a lerem este texto. Sim, estou a falar contigo, sim tu que tens uns diamantes espetados nas orelhas e usas um boné da nike com a dobra da pala virada para cima (não me estou a referir a ninguém em especial, aliás a ideia foi abranger o maior numero de rufias possível, visto serem todos iguais))
Assim me despeço e espero que esta pérola da medicina vos sirva para algo no vosso futuro! (nem que seja apenas para gozarem comigo, por ter pegado em tal assunto) HC

3 comentários:

  1. Anónimo1/5/06 21:57

    E voltamos a agradavel conversa de ontem " ^keh k vês na televisao?"

    Lol ..

    O Dr.House é um deles..
    Hoje por acaso estive a ver o Discovery.. interessante :P

    Quanto ao teu post de hoje confesso que esta girinho :P aposto que não devias ter nada para fazer, ou entao estavas a tentar estimular o cerebro ahahha!!

    OkOk.. Eu nunca digo nada de jeito..o AXN anda-me afectar demasiado..

    Jinhooooooooos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/5/06 23:04

    vcrc, parece-me a mim que sofres de tourette despoletado durante a actividade sexual! É melhores ires ao médico, mas se quiseres, eu com os conhecimentos que adquiri na pesquisa para este texto, posso fazer-te um diagnóstico, totalmente gratuito!!!
    (é pa descambar é pa descambar!(brincadeirinha)) hc

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava de conhecer alguém com isso. Deve ser uma barrigada de riso constante.

    ResponderEliminar