08 julho, 2007

E Que Tal Salvar o Planeta… para Variar!

Não posso deixar esta oportunidade que foi o Live Earth para falar também um pouco de conservacionismo e ecologia.
Na verdade, e por mais bonitas que sejam estas iniciativas que nos sensibilizam, tudo isto acaba por ser insignificante se aqueles senhores que mandam não quiserem preservar.

Se estamos todos tão preocupados com o meio-ambiente porque é que a maioria de nós quando decide votar em alguém nem sequer viu quais as ideias desses senhores no que toca à preservação do nosso planeta? Um facto é que muitos deles nem sequer se referem a isso quando definem as suas promessas para o país e nós também não ligamos desde que eles digam que vão baixar os impostos! A verdade é que se os nossos governantes não começam a tomar uma atitude séria em relação a este assunto, os impostos vão ser tudo o que vai restar…

Muito sinceramente não costumo aderir muito a estas causas, não por não me preocupar, mas por achar que tudo isto é tão vão que não passa de mais uma hipocrisia para descargo de consciência, de que me serve reutilizar sacos de plástico, dividir o lixo e usar transportes públicos se depois chego a Sacavém e deparo-me com um nevoeiro com cheiro a Skip acabadinho de sair da Lever?
Vamos dar o exemplo? Claro! Mas não seriam aqueles senhores que tanto dinheiro têm e tão bem vivem e que ainda por cima têm poder para isso, não seriam eles que deveriam dar o primeiro passo?!

Não são só estas questões que me preocupam, tivemos também o Live Eight e um Live Aid antes disso, de que serviu estar aquela gente toda a estalar os dedos para a televisão se os poderosos nem sequer pestanejaram? Podem muito bem continuar a estalar os dedos porque as crianças continuam a morrer de três em três segundos!!!

Todos temos uma responsabilidade para com o planeta que tudo nos dá! A nossa responsabilidade neste momento vai muito mais além da ecologia caseira, temos que exigir àqueles que têm o planeta na mão que tomem atitudes sérias e correctas!
Se o não fizerem por interesse em salvar o planeta ao menos que o façam por medo de perder os nossos votos!

Salvem o Planeta!!! Para fugir um bocadinho à Rotina! HC

p.s.- os meus amigos amigos biólogos pediram-me que assinasse esta petição e agora peço-vos que façam o mesmo, por descargo de conciencia no minimo!
http://www.conservation.org/English/Pages/default.aspx?pageid=clockSlide

8 comentários:

  1. Anónimo8/7/07 22:08

    Continuo a acreditar que a uniao faz a força! Mesmo que nao sirva de nada ou seja insuficiente no fim estaremos do lado de quem se esforçou. Esta petiçao precisa da ajuda de cada um... passem a palavra afinal perdem tempo com aqueles mails inuteis em que supostamente acontecem nao sei quantas coisas se nao reenviarem e pk nao empenhar esse tempo em coisas mais uteis?! Vamos a empenhar! A biodiversidade é a chave para a manutençao de vida...

    Cumps
    YF

    ResponderEliminar
  2. Comentando o que referiste...
    “Se estamos todos tão preocupados com o meio-ambiente porque é que a maioria de nós quando decide votar em alguém nem sequer viu quais as ideias desses senhores no que toca à preservação do nosso planeta?”. Na minha opinião, tal acontece porque apesar de muito importante, não é uma questão primordial… E para além disso, para mim, tudo o que eles dizem, não passam de meras promessas… por isso, falarem ou não do meio ambiente é talvez o mesmo que nada ou a ambição de colher mais um voto. Depois passarem à prática, isso sim é bem mais difícil….

    “Hipocrisia para descargo de consciência” – Hummm, quando um indivíduo faz da reciclagem um hábito diário, considero que privilegia e acredita que contribuirá para a preservação do meio ambiente e não está a fazê-lo por descargo de consciência. Afinal, tem a opção de não o fazer e não será devido a isso, que dormirá menos uma noite…! Certo?

    Exigir àqueles que têm o planeta na mão que tomem atitudes sérias e correctas, considero que seja uma ilusão! LoL… Sim! Sim!

    Já assinei... O planeta precisa que cada um de nós e da nossa contribuição para o salvarmos (ou pelo menos, tentarmos).

    Belo post… *
    Sempre crítico… :P

    Continuaaa...

    Beijooo *
    MJH :)

    ResponderEliminar
  3. Mary, se me permites comentar o comentário...
    "Na minha opinião, tal acontece porque apesar de muito importante, não é uma questão primordial..."
    Quanto a mim não é "uma questão primordial", é A Questão dos séculos que se avizinham. Paralelas à questão da conservação, vêm as da fome e pobreza, que muito dependem dela.

    E se não se passa à prática, se não se tomam medidas concretas a culpa é só nossa. Mas este conformismo tá instalado de uma forma tal, que é difícil livrarmo-nos dele. Parece que é um dado adquirido que há meia-dúzia de poderosos que mandam e não podemos fazer nada para o contrariar.

    Hugo, quanto à hipocrisia da reciclagem, etc., é uma hipocrisia muito positiva, mas depois lá tá, de que valem mil pulgas a puxar pra um lado se o cão puxo pro outro?
    Temos é que nos envolver todos mais, procurar informarmar-nos por nós próprios (pela televisão é difícil, quando metem o Bagão Félix a falar de biodiversidade...), e ganhar consciência da gigantesca importância da causa da conservação, com tudo o que envolve.

    ResponderEliminar
  4. Luis considero que a minha posição seja mesmo essa: de conformismo... Sinceramente, não percebo nada de politica, não é um tema que me interesse e não faço nada em contrário... Para mim são só promessas e os poderosos que estão no pódio zelam todos pelos seus interesses... e não pelos da sociedade!

    Fazer o quê? Ir para o ME fazer uma greve, baixos-assinados, fazer manifestações....? Adianta?

    Hummm... mts dúvidas! *

    MJH

    ResponderEliminar
  5. Concordo, são só promessaes, etc. Mas esses tais poderosos, so estão no poleiro porque nos convenceram (com métodos muito engenhosos, ou outros nem tanto) a pô-los lá. Por isso acho que cabe a nós, jovens com acesso à informação, fazer um esforço pra estarmos atentos e informados e isso é independente de gostar ou não gostar de política. Acho que é nosso dever como cidadãos e só assim se pode mudar o estado de coisas.

    E sim, fazer manifestações e greves. Já diz o outro, mais vale perder a tentar ganhar, do que perder sem sequer tentar.

    Por isso vamos todos ser como o Casimiro! Eheh. --> http://h1.ripway.com/Organon/SérgioGodinho-Cuidadocomasimitações.mp3

    ResponderEliminar
  6. Quando digo que se trata de uma hipocrisia as pequenas acções que fazemos digo-o porque as pessoas se limitam a essas pequenas acções e ficam de consciencia tranquila, na mente delas estão a salvar o planeta. Agora não vamos negar que essas acções têm pouco impacto ou nenhum.
    O que digo não é para deixarem de o fazer, muito pelo contrário. O que digo é para que não se limitem a fazer isso. Exijam mais que isso de vós próprios e de quem vos governa.
    Muitos de nós não sabemos, mas estamos em algumas partes do país a dividir o lixo, para ele chegar à lixeira e ser colocado todo "no mesmo saco".

    Maria, enquanto as pessoas não se derem conta que a politica é tudo o que as rodeia e todas as relações interpessoais que travam é claro que vão continuar a não gostar, mas eu também não gosto de peixe e às vezes tenho que comer porque faz bem.
    Só temos politicos mentirosos porque assim queremos!

    Qual é a questão primordial?
    Eu ainda não tenho uma nave para fugir para o espaço quando o planeta se tornar inabitável!

    ResponderEliminar
  7. Hugo tem de se começar por algum lado e essas pequenas acções podem ser um início... Vão-se formando as pessoas! Se já fazem isso.. Excelente! Pode-se ambicionar a concretização de outra etapa! Eu, talvez comece com essas pequenas (mas grandes) acções com os meus pequeninos, sensibilizando-os e consciencializando-os da forma como devem conservar o planeta, do que não devem fazer, entre tantas outras questões! Pode ser o começo de uma grande aliança para a salvação do nosso planeta... (Ambiciosa, hein :P)

    Pois já reparei que vocês acreditam que a politica é tudo, mas eu nao sou da mesma opinião! Eu nao faço disso uma prioridade e n idealizo a minha vida a pensar nisso... Sei que isso me influencia directamente, mas para mim todos os que vão para o pódio fazem a mesma coisa... portanto... To nem aí...

    "Só temos politicos mentirosos porque assim queremos!"... ou.. porque todos o são (acusação grave eu sei, mas acho que é verdade)! LoL..

    Beijo *
    MJH

    ResponderEliminar
  8. Uhm..
    eu geralmente gosto de passar aqui despercebida e tal..ler e guardar os meus comentarios para mim.
    Mas desta vez, decidi também eu deixar aqui a minha misera opiniao!

    Eu pouco ou nada sabia de politica, e fui aprendendo bastante.
    Hoje sou uma pessoa com uns ideias bem mais definidos e como sempre não poderia deixar de concordar ali com meus amiguinhos.
    Alguem tem que começar por algum lado.
    E que eu saiba vivemos todos numa democracia.. ( ou talvez nao ) e e como diz ali o Luis, principalmente nós jovens com acesso à informação, fazer um esforço pra estarmos atentos e informados e isso é independente de gostar ou não gostar de política.
    Devemos SEMPRE lutar pelos nosso direitos e não nos deixar conformar por uma má politica.
    Talvez se toda gente se mexesse, as pessoas " certas" estariam a frente do nosso Governo, a fazer um pouco mais pelo nosso País e não apenas meter a mão ao nosso bolso! ;)

    "mais vale perder a tentar ganhar, do que perder sem sequer tentar"

    Nem mais :)


    Ora um beijinho pos meus muninos..ihihi

    ResponderEliminar