19 outubro, 2007

É preciso, é urgente, palavras de ordem diferentes!

Tive a enorme honra de me deslocar à manifestação que ocorreu ontem, organizada pela CGTP, para os lados do Parque das Nações. Na verdade, foi apenas uma coincidência, motivada por razões meramente consumistas (shame on me), mas não deixa de ser uma contribuição válida.
A ‘manif’ prometia. Os bonecos cabeçudos faziam adivinhar uma manifestação das boas, à moda antiga, daquelas a que eu ia quando era puto. Mas algo está diferente, mais ‘mole’ nas manifestações. E isso, meus amigos, são as palavras de ordem.
Voltei desiludido com as vaias e gritos de protesto. Sinceramente.
O problema é porem o altifalante aquele nas unhas de indivíduos muito boas pessoas, mas sem a chama e sem a capacidade de inflamar as hostes que a função requer. O que aquilo precisava era de chefes de claque.
E passo a exemplos concretos, que não me ocorre agora nenhum abstracto. Eis que está um desses ‘anima-hostes’ (desconheço o nome da função, por isso vou chamar-lhe isto), com o megafone na mão, que ia falando nos intervalos da música semi-pimba (onde páras tu, querido Zeca?) que às tantas inicia uma intervenção, com um “Negociação sim! Imposição não!”. Palavra de ordem que não tem a força e o poder reivindicativo de um “Oh Sócrates, vai pó caralh*!!!”, é certo, mas que também não envergonha. Tudo muito bem. Mais eis que, à 4ª ou 5ª repetição, o ‘anima-hostes’ se engana e às tantas mete tudo a dizer “Imposição sim! Negociação não!”, tal Elmer Fudd enganado pelo Bugs Bunny. Mas sem Bugs Bunny. Sozinho.
Segue-se a correcção embaraçosa. “Ai, que até me engano. Imposiç… pera… Negoc… Negociação….. sim.. Imposição… não. Negociação sim! Imposição não!”
Patusco, sem dúvida, mas sem a força que se quer numa ‘manif’ destas. Os nossos ‘anima-hostes’ fazem-me sempre lembrar aquele sobrinho da máfia que tá sempre a fazer merda, mas a quem no fim se perdoa tudo porque é um gajo porreiro e até sabe matar e coiso.
Vou por isto sugerir algumas palavras de ordem, que julgo terem muito mais força e serem muito mais objectivas. Se tiverem ideias, peço que acrescentem nos comentários.

• “Engenheiro (?), ladrão, saúda a manifestação!”
• “Partido Socialista, reencarnação fascista!” – Frase de ordem para uso interno.
• “E se o Sócrates quer ser cá da malta, tem que cortar essa jugular até ao fim, até ao fim!”
• “És de direita, és de direita, oh palhaço! Oh palhaço! Oh palha-aço!”
• “Sócrates, cabrã*, qualquer coisa acabada em ão!“ – Interessa aqui dar ênfase à primeira parte da frase, sendo a restante meramente acessória.
• "Macacos na luta, contr'ós Filhos da Put*!"


P.S. Este foi apenas um episódio menos positivo da 'manif'. Há que sublinhar que esta contou com 200 mil pessoas (!), a maior ‘manif’ dos últimos 20 anos. Significativo, e um sinal de que há muita gente atenta às políticas do governo e descontentes com estas, pelo menos até às próximas eleições…

P.S.2. Temos uma ‘manif’ com 2% da população e tudo o que se vê nos telejornais é sobre o tratado europeu de Lisboa.
Ah, espera! De Lisboa! A felicidade, a honra, o orgulho de pertencer a um país que tem uma cidade onde se assinou um tratado europeu! *olhos marejados de lágrimas*

P.S.3. Uma manifestação nos EUA com 2% da população teria 6 milhões de pessoas.
Na China não sei… Nunca percebi a história dos biliões. LR

3 comentários:

  1. "Sócrates e Durão não valem um c*****" (ou tostão, como queiram, eu prefiro ser mesmo bruto!)

    "É Flexi! É Segurança! Querem-nos dar prá Matança!"

    "Faça chuva ou orvalho. Sócrates... vai pó Caralh*!"

    "Sócrates! Otário! Não me mexas no horário!"

    Sócrates! Bandido! Vai pró Caralh*!
    Tu e mais o teu Partido! (não rima , mas faz verso!)

    E muitas outras que agora não me ocorrem assim de repente! hc

    ResponderEliminar
  2. cof cof...

    devo informar que eu fui uma das que estive lá! tal qual joana d'arc de espada (??) em riste!.. verdade seja dita que o cu tremido no transito por 45 minutos é doloroso o suficiente para ter sacado do belo do dicionario e ter começado a berrar (bonito verbo) as palavras de ordem "cabrão", "filho da p." e por ai and so one...

    estupida claro!!.. so depois me apercebi que afinal aqueles nomes não era para mim.. oh .. chatice pah! e eu que gosto tanto de ser vaiada em praça publica.. lol

    Avante! venha de lá outro Golpe de estado que tou farta de fazer descontos pos cabrões andarem de helicopetro e eu ter de ficar presa no transito 45m!!!!

    Cumprimentos respeitosos.

    ResponderEliminar
  3. ;)
    Brilhante este teu "desabafo" fase a manif efectuada pela cgtp.

    Não fui uma das "felizardas" [ porque há quem faça alguma coisa da vida.. como trabalhar lol ] a poder assistir , ao que tu [ ou ali a V.] assistiram.. mas consigo entender [ pelo que tu escreveste ] que já nada é o que era.

    Enfim.
    Mas ao menos ainda existem pessoas que tem a coragem [ não se ficam apenas por palavras ] de irem para a rua, mostrar o desagrado contra a este governo de m&%#da que anda por cá.

    Em relação as palavras de ordem, deixa-me dizer-te que gostei especialmente desta " “E se o Sócrates quer ser cá da malta, tem que cortar essa jugular até ao fim, até ao fim!" ahahahha

    :)

    *

    ResponderEliminar