18 novembro, 2008

O entendido da música

  • O entendido da música aprecia um concerto de forma muito diferente da do comum mortal: braços cruzados, cigarro na mão, perfeitamente imóvel, esgar frio, de desconfiança, nunca se rebaixando ao artista sob a forma de aplausos no fim das músicas.

  • O entendido da música decompõe cada música, analisando individualmente o seu ritmo, métrica, duração, altura, timbre, polifonia, e outras tantas características objectivas.

  • O entendido da música não gosta de instrumentos pouco convencionais.

  • Ao entendido da música a, assim denominada, ‘boa onda’ causa cólicas.

  • O entendido da música despreza a opinião do comum mortal sobre música, fazendo questão de imediatamente colocar o comum mortal no seu lugar evocando um qualquer álbum dos anos 80 de que só um conesseur poderia ter ouvido falar.

  • O entendido da música nunca demonstra qualquer emoção ao ouvir uma música – a sua missão é avaliar a música, objectivamente.

  • O entendido da música jamais se permite mover ao ritmo de uma música.

  • O entendido da música nunca pula como um louco, nunca se abraça a alguém especial num concerto, nunca dança marimbando-se para o facto de não saber dançar, nunca acompanha o músico cantando a plenos pulmões.

  • O entendido da música jamais desfrutará da música em todo o seu esplendor e jamais terá legitimidade para falar de música. LR

2 comentários:

  1. Parece a cançao do lado lol (so pa dar uma de entendido) no fundo cheira-m que os "entendidos" da musica sao os desentendidos da vida...

    ResponderEliminar
  2. Genial!
    Uma boa dose de grandes gargalhadas foi o que este texto me proporcinou! ahhahaha! lembrei-me de tanta gente ao ler este texto, fazendo as mesmas coisas, cumprindo os mesmos rituais, como que necessitanto de tal para se aparentarem de uma espécie, que não sabendo bem do que, pretendem representar.
    O último ponto é como que um ponto final ao texto! E viva aos entendidos da música, pois sem a existência deles, não me teria partido a rir neste momento (há que ver as coisas sempre pelo seu lado positivo)!

    A música sente-se...ela tem o dom de brincar connosco...levar-nos a outros locais...percepcionarmos o todo e principalmente as partes, de maneiras que nunca as teriamos imaginado! Música é vida! E os entendidos da música que se danem...

    Inté!
    Mafalda

    ResponderEliminar