19 novembro, 2008

O Magalhães

Se há coisa que me orgulho é do computador Magalhães.

A começar pelo nome. Magalhães! É bonito de se pronunciar. E é também alusivo à história de Portugal e do que mais nos orgulha como portugueses, os Descobrimentos, invocando assim Fernão de Magalhães, português que fez a primeira circum-navegação do mundo ao serviço do Reino de Castela!

Não havia navegadores portugueses que tivessem feito qualquer coisa extraordinária ao serviço de Portugal e que pudessem dar o nome a um computador?

Bartolomeu (alusivo ao Bartolomeu Dias), era descobridor, era português, trabalhava para Portugal e ainda não tem nenhuma ponte, torre ou centro comercial com o nome dele.

Pero! (alusivo a Pero Vaz de Caminha). Era mais um escrivão, mas estava lá quando se descobriu o Brasil e escreveu uma carta bem bonita ao Rei de Portugal e se os americanos têm a Apple, porque não poderíamos nós ter o Pero?

Ou o Brites, por exemplo... (alusivo a Brites de Almeida, mais conhecida como Padeira de Aljubarrota), não andava de barco, mas sempre deu porrada nos espanhóis, não foi trabalhar para eles.

Eu comprava um Brites!

Deram o nome de um descobridor ao computador, mas quem vão ter que ser uns grandes descobridores serão os pobres dos miúdos para encontrarem os Magalhães oferecidos às escolas.

Então não é que o senhor Sócrates vai fazer propaganda para escolas, a dizer que oferece computadores e trinta por uma linha e, quando a festa acaba, os computadores voltam todos para o caixote onde tinham chegado?

Pois é!

Ou o Magalhães e o Sócrates são verdadeiramente inseparáveis, ou anda para aí Cambalacho! HC

3 comentários:

  1. No fundo o Socrates preocupa-se que o Magalhaes faça sempre parte da Historia... loool é pa nao confundir os conhecimentos da pequenada!

    ResponderEliminar
  2. Bartolomeu Dias não concordo. Já conheço uma escola com esse nome e parece que o gajo agoira...

    O que eu propunha era o D. Sebastião. Anda tudo à espera de receber um, mas vai-se a ver e ninguém lhe mete a vista em cima.


    Monkeys are Back!

    ResponderEliminar
  3. Lindo...

    O Sebastião!

    Num dia de nevoeiro pode aparecer um senhor com o cabelo grisalho e uma voz irritante a entregar um na tua escola, fica já na espectativa!

    ResponderEliminar