01 outubro, 2009

Embriagado de democracia



















Estou embriagado de Democracia. Bebi demais.
Depois de umas eleições em que os 3 Partidos que meteram mais deputados no Parlamento foram PS, PSD e CDS (com toda a legitimidade, o povo assim quis), anseio por 4 aninhos abstémio.

Talvez seja pelo excesso de democracia no sangue, mas há algumas coisas que me custam compreender. Uma delas é o facto de pela cabeça de milhares de portugueses ter passado o seguinte raciocínio: “Estou farto dos mesmos 2 partidos. Está na hora de mudar de política! Vou votar CDS. [!]”

Uma segunda, deparei-me com ela enquanto cumpria a honrosa função de ‘contador de votos’, em que cada voto contado é uma facada no lombo. Eis que dentro dum voto, muito bem embrulhado, está uma folha com um texto de algum eleitor. Texto esse com uma prosa cheia de revolta, de indignação, de desespero pela estagnação do país, pelo salário baixo do seu autor, um apelo à mudança do estado de coisas. Uma pérola comovente. Escorriam-me já 2 lágrimas pela face quando reparo que no voto, que embrulhava o épico desabafo, está uma cruz em PS. Não posso se não ficar contente (ainda que confuso) que alguém, do alto da sua coerência, conte comigo e só comigo, um mero cidadão que conta votos, para mudar a situação no país.

Por último (diz-se que o último copo de democracia é aquele que cai mal…), deparo-me hoje com isto. Foi democracia a mais para quem já não bebia democracia há algum tempo.
Parece que após a nega dos Irlandeses ao Tratado de Lisboa, vai haver novo referendo apenas 1 ano e meio depois. Apenas porque a extremamente democrática Comissão Europeia (a tal com um Presidente eleito por 0% dos cidadãos europeus) quer ter mesmo, mesmo certeza da vontade dos cidadãos irlandeses. E se ganhar o Não outra vez (algo em que as empresas de sondagens estão já a trabalhar para que não aconteça) daqui a 4 meses temos outro referendo só pra ter mesmo, mesmo, mesmo a certeza. Ou até ganhar o Sim. Porreiro, pá!
Espantou-se muita gente quando a Manuela Ferreira Leite sugeriu (ironicamente, ou não) a suspensão da democracia por 6 meses, p’ra pôr tudo na ordem…
Meus amigos, a democracia já está suspensa há muito tempo! A desordem é que continua a mesma.


Que se foda isto tudo.
Mais um shot!!! LR

Sem comentários:

Enviar um comentário