12 outubro, 2009

Luís Execra os Sufrágios

O dia 11 de Outubro foi um dos dias mais espectaculares que me lembro.
Depois de acordar às 6 da manhã, nada como começar por arcar com 20 quilinhos de votos em braços até à assembleia de votos, a 750 metros. Ainda antes do pequeno-almoço contar 3500 boletins de voto, só pra ter a certeza que se lembraram de aparecer todos. Das 8:00 às 19:00 receber os B.I.'s de 700 pessoas e ler o seu nome em voz alta, evitando rir com nomes como Tibúrcio, Pisco Pola e Trouxa que quase fazem esquecer que a gripe A anda por aí e que contactar com 700 pares de mãos é capaz de não ser a melhor das ideias. 19 horas, toca a contar 2100 votinhos, 2 ou 3 vezes porque há sempre alguém que resolve enganar-se (especialmente eu). Fossem estas umas eleições normais e não de anormais, e às 20:30 estava o dia feito e razoavelmente mal pago.
Mas eis que um ser de inteligência superior (leia-se Exma. Srª. Drª. Juíza Presidente da Assembleia de Apuramento Geral a.k.a. P***) resolve lançar um despacho que obriga a que todos os Presidentes das Mesas de voto saiam ao mesmo tempo e se dirijam à Câmara de Loures acompanhados pela polícia.
Depois de esperar mais de uma hora que uma mesa acabe a sua contagem, é-nos então dito por um polícia, com cara de ter 12 anos, que afinal era apenas preciso entregar os votos a ele e podíamos ir para casa. Porreiro.
23:00, prestes a dormir, já em casa depois de um Domingo até aí razoavelmente espectacular, eis que outro ser de inteligência superior (leia-se Eu a.k.a. Idiota) resolve atender uma chamada anónima no seu telemóvel:
- Tou sim, Sr. Luís?
- Sim, sim?
- O Sr. tem que vir ter à Junta de Freguesia p'ra de seguida ir a Loures.
- Você tá a brincar a comigo?!
- Vou-lhe passar aqui o telemóvel a uma pessoa...
-...
- Tou sim, Sr. Luís?
- Sim...
- Olhe, você tem que ir à Câmara entregar os votos.
- Você tá a brincar comigo!
- Não...
- Só podem 'tar a brincar comigo!!!
- Até já.

Achando por bem que se pudesse evitar a multa de 5000 euros evitá-la-ia, dirigi-me à Junta.
Depois da boleia dum funcionário da Junta psicopata, com pretensões de ser o próximo Schumacher, chego a Loures onde me deparo com um cenário 3º mundista: meia-noite e todos os Presidentes de todas as mesas de voto de todo o Concelho de Loures e Odivelas numa garagem à espera de entregar os votos. Por momentos não soube se estava em Loures se em Nzérékoré.
Depois de mais 1 hora e meia à espera, muitos protestos, de mandar os polícias pro cara**o, de assinar o baixo-assinado, de assistir a uns calduços num funcionário da Câmara com uma taxa de bazófia muito elevada e de receber um recibo igual aquele que tinha recebido 5 horas antes, livro-me finalmente daquela situação kafkiana.

Saldo deste Domingo, agora sim, verdadeiramente espectacular: 4 euros/hora.

Tudo isto me fez apreciar ainda mais aqueles indivíduos que em todas as eleições vão para as mesas dos votos partir-nos a cabeça, porque quem está nas mesas são sempre os mesmos e o que queremos é tacho.
Se algum desses estiver a ler, apenas lhe digo que agarre nos 75 euros que pagam nas eleições e os meta nas nalgas, porque deste 'tacho' nunca mais me apanham a comer. LR

3 comentários:

  1. Txixe! A sarrabulhada k a desconfiança n faz! Pa proxima fica a ver da TV que ve-s melhor!

    ResponderEliminar
  2. Com todo o respeito pelo teu dia espectacular, há muito que lá vão pelo tacho e não só pelo dinheiro, mas por uma bela segunda-feira em casa.
    Outro facto há a salientar, que é o facto de quando não era pago também havia pessoas que iam e deixaram de ser chamadas assim que se começou a pagar.
    E eu apreciava bastante que me pagassem 4€ à hora.
    Tirando isto, é absurdo o que se passou, será que o sr teixeira tava com medo que contassem mal os votos, ou que alguém os roubasse? não percebo isto. Tanta merda para contar votos inuteis! Porque pelo resultado, a maioria é voto inutil! HC

    ResponderEliminar
  3. É como tudo na vida. Há os bons e os maus. Também os há lá muitos que na 2ª feira vão trabalhar à mesma, outros que vão só como delegados e não recebem nada.
    Mas a maioria das pessoas que reclamam do tacho não são associadas a nenhum movimento político, e pensam que aquilo é suposto ser aleatório. As pessoas que vão para as mesas são nomeadas pelos partidos a que estão associadas ou de que são simpatizantes, de forma a que estejam todos igualmente representados nas mesas e se evite a trafulhice. É capaz de haver esses casos que deram um chuto no rabo dos que iam de borla e começaram a chamar outros. Mas isso só depende de quem os partidos escolhem.
    Por acaso não conheço nenhum caso desses. As pessoas que conheço que iam quando era de borla deixaram de ir porque quiseram. E boa parte dos que lá continuam já iam muito antes de ser de borla.
    E para eu ser chamado é porque não é tacho. Não sou assim tão bem conectado lol.
    Os 4€ à hora sabem a pouco depois de estares 19 horas seguidas em pé. As horas extraordinárias costumam ser melhor pagas.
    Se o Teixeira ou a Juíza tavam com medo deviam ter confiado na polícia. Naquela garagem eram sacos com votos por todo o lado, não sei como é que não se perdeu nenhum. Se se perdessem também não se perdia grande coisa.

    ResponderEliminar