09 julho, 2006

Homenagem aos heróis

Quem ler o título deste post poderá pensar que pretendo aqui fazer uma homenagem à Selecção Portuguesa de Futebol. Mas quem quero homenagear aqui são os verdadeiros heróis. Aqueles que voluntariamente lutam ano após ano contra o Inferno na Terra.
Hoje morreram seis bombeiros quando combatiam um incêndio. E durante o Verão serão muitos mais aqueles que arriscarão a sua vida a fazer aquilo que pouca gente teria coragem de fazer, que eu não tenho coragem de fazer.
Gostava que os portugueses se desdobrassem em homenagens aos nossos bombeiros como fizeram aos jogadores da Selecção. Gostava que os bombeiros recebessem visitas do Presidente da República e do Primeiro-Ministro para lhes levantar a moral enquanto combetem os fogos, tal como é feito com a selecção nos seus jogos. Gostava que os Presidentes entregassem medalhas aos bombeiros como já entregaram aos jogadores e decerto será entregue desta vez. Gostava que os jogadores homenageassem os bombeiros como os bombeiros os homenagearam a eles ainda hoje. Gostava que os bombeiros recebessem um terço do que recebem os jogadores. Gostava que tivessem o trabalho tão reconhecido como têm os jogadores. Porque se há compatriotas que me deixam orgulhoso de ser português são estes.
Não digo que não vibro com os jogos de selecção, que não me entusiasmo, mas ainda assim vejo naquele jogo uma sobre-valorização levada ao extremo. Meia-dúzia de jogadores mergulhados nos seus egos que ganham meia-dúzia de jogos numa competição que tresanda a corrupção não deveriam ser recebidos como heróis quando estes bombeiros que travam tão nobres lutas são ignorados. Como foi a morte destes seis bombeiros, reduzida a nota de rodapé enquanto são recebidos os 'heróis'.

Aos bombeiros de todo o mundo, um obrigado pela vossa coragem, por arriscarem a vossa vida para salvar a dos outros, para salvar as florestas, por enfrentarem aquilo de que nós fugimos. Voçês são a equipa do mundo. Voçês são os heróis. LR

1 comentário:

  1. Assino por baixo!
    Gostei bastante do que escreveste!
    Tenho muita pena que o nosso Governo seja tão futil.. e não dê importancia devia a esses portugues que todos os anos lutam para 'nos' proteger! :)

    Beijinho Luis!

    ResponderEliminar