28 setembro, 2006

Quando o exemplo vem de cima...

“O novo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu hoje acelerar as reformas estruturais lançadas pelo seu antecessor e, no plano externo, melhorar as relações com os restantes países asiáticos, designadamente com a China.

(…)

Shinzo Abe, 52 anos, sucedeu a Junichiro Koizumi na liderança do Partido Liberal-Democrata (PLD) e, consequentemente, na chefia do governo, para a qual foi hoje nomeado por ambas as câmaras do parlamento japonês.

(…)

Apesar de ser um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Japão atravessa desde há alguns anos uma fase de abrandamento da economia, ligada ao envelhecimento da população, e tem actualmente uma dívida pública que atinge os 170 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Para dar o exemplo da importância que atribui à política orçamental rigorosa lançada pelo seu antecessor, e nomeadamente «à redução das despesas inúteis», Shinzo Abe anunciou hoje a intenção de reduzir o seu salário de primeiro-ministro em 30 por cento e os salários dos seus ministros em 10 por cento. O vencimento anual do chefe do governo japonês é actualmente de 41,65 milhões de ienes (cerca de 280.000 euros). (…)”

HC

Sem comentários:

Enviar um comentário