28 novembro, 2007

Moral, Bons Costumes e Muita Treta!

Há algo que me choca!
E gosto de acreditar que neste momento se estão todos a perguntar: “O que será essa coisa que choca o mais “inchocavel” de todos os seres à face da terra?”, mas o mais certo é perguntarem-se: “Mas este tipo continua a escrever, porquê!?”.
O que me choca é a Moral e os Bons Costumes pela qual muita gente rege a sua vidinha e a forma distorcida como a sociedade insere ou exclui as pessoas!
Ora vejamos, a sociedade acolhe mais facilmente, e por vezes até idolatra as pessoas que não bebem, não fumam ou consomem drogas e têm bom aspecto, mesmo que estes indivíduos sejam uns grandessíssimos filhos de uma gigantesca meretriz. Querem exemplos práticos? Hitler, Salazar, Sócrates… pessoas muito apreciadas pelo povo, cada um em seu tempo.
Do outro lado da barricada temos os tipos de cabelos compridos, que bebem, fumam, consomem drogas muitos deles e não vestem um fatinho nem para o próprio casamento. Esses podem ser humanistas, caridosos, génios e artistas que foram e irão sempre ser olhados de lado pela sociedade, a do seu tempo pelo menos. Exemplos práticos? Fernando Pessoa, Jim Morrisson, não me ocorre nenhum político, talvez Ché Guevara, mas esse era mais guerrilheiro.
Como é óbvio retrato extremos aqui, mas onde quero chegar? À cama, porque tenho sono. Para além disso o que pretendo com tudo isto? Chamar a atenção, muito possivelmente! (Freud teria uma boa explicação para isto certamente, uma que envolvesse um qualquer distúrbio sexual com toda a certeza)
O tipo de moral e bons costumes pelos quais se guia a nossa sociedade, valores estes que nos são incutidos desde que aprendemos a falar, a não ser que tenham pais fixes como os meus, e mesmo assim não me escapo de por vezes ver amigos meus olhados de lado, apenas pelo aspecto que possam ter, pois poucos conseguem escapar a esta formatação que nos é imposta!
Na minha visão das coisas (um pouco distorcida é certo), o tempo que as pessoas perdem a ver o que fulano veste ou o como sicrano usa o cabelo, se esse tempo fosse investido em, pelo menos tentar, ver o interior das pessoas, podiam evitar muitas vezes alguns desgostos como serem enganados pelos políticos, ou, na vida comum, depositarem confiança em pessoas que não a merecem! (desde que iniciei este projecto à quase quatros anos que sonhava poder usar as palavras “Fulano e Sicrano” na mesma frase e consegui, são estas pequenas coisas, estes pequenos desafios que me fazem continuar) E com este monólogo interior me despeço, até uma próxima intervenção! HC

6 comentários:

  1. E vdd! Mas também nao quer dizer k por nao se consumir droga ou por nao se ter o cabelo comprido nao se é boa pessoa lol ha os dois versos da medalha. O importante é sermos imparciais ao aspecto fisico e mais futil da questao.

    Dois reparos a fazer. Hitler, Salazar e Socrates... nenhum é bem parecido lol
    Ja as drogas e Socrates.... hummmm nao sei nao lol

    Segundo... O Fernando Pessoa (ganda maluko) nao tinha cabelo comprido e usava fato la esta!

    Abraço
    YF

    ResponderEliminar
  2. sou maluca? nao! Gosto de me fazer passar por? sim! fã nr 1 (um) do vasco da gama? não! Sentar-me num banquinho do vasco da gama a fazer de maluquinha? sim! Melhor que qualquer sessão de cinema, melhor que qualquer argumento lynchiano, melhor que qualquer vertente da esquizofrenia.. é o nosso portugal! e eu... bem eu adoro assistir na primeira fila ao primeiro dia de saldos! lol...

    Étudo uma questão de nós e não deles, mas continuam a haver pessoas normais demais neste pais. são as marés e os descobrimentos...

    pois ta claro
    VCRC

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que o cabelo comprido, o fumar ou o consumir de drogas tenha alguma coisa a ver com a aceitação ou não dos grandes personagens que referes. Para esses penso que entram outros factores em jogo.
    Mas, de facto, a aparência que se passa para o exterior confunde-se com aquilo que somos. Mas não creio que se divida entre os atinadinhos (como quem diz 'os que não consomem nada') que dps vai-se a ver e são más pessoas e os coitadinhos que só porque têm uma aparência alternativa e fumam umas merdas são olhados de lado, sendo boas pessoas. Isso é uma esteoriotipização como qq outra. É como diz o Yannick, há 2 versos da medalha.
    Se calhar também já viste um gajo com sapatinhos de vela e assumiste logo que era um betinho de direita, etc, ou viste alguém de rasta que te captou simpatia apenas pela aparência. É normal. Mas o importante é que, tal como dizes, se procure sempre olhar além disso, que não se tirem conclusões imediatas pela aparência, que se procure ver como essa pessoa pensa, porque é isso que a define. No fundo tentar ignorar os estereótipos presentes em todos nós e focarmo-nos naquilo que realmente interessa.

    ResponderEliminar
  4. Penso que no texto não ficou bem explicito o que quis exemplificar, mas espero que com o que escreverei em seguida consiga fazer-me entender:
    "Como é óbvio retrato extremos aqui...".

    Yannick, tb não vamos querer que os tipo apanhem logo as caracteristicas todas, não?
    Hitler- Pessoa abominavel idolatrada, na vida particular um saudavelzinho!
    Salazar- Pessoa abominavel idolatrada, na vida particular um saudavelzinho!
    Sócrates- Pessoa abominavel eleita por um povo ignorante e quem nem à chapada abrem os olhos (nota-se mto que não votei nele?), na vida particular um saudavelzinho, veste fatinho!

    O Fernando Pessoa consumia drogas, bebia e era várias pessoas numa só... ainda querias que o homem n usasse e tivesse o cabelo comprido? lol

    Vanda... mete mais tabaco na mistura! De resto tens razão, somos um pais de pessoas ridiculas... hc

    ResponderEliminar
  5. Bom... o que vale é que estamos quase a poder por a discussao em dia pessoalmente...
    Mas falar no socrates so se fizeres questao k eu pessoalmente tenho intençoes de fazer outras coisas mais divertidas lol

    Abraço e um bem haje aos dois!
    YF

    ResponderEliminar
  6. A meio da copnversa toda ainda pensei que sicrano e beltrano tinham terminado a sua relação...mas depois verifiquei que tal nao era real...!

    Ainda bem pk eles merecem!!!!

    ResponderEliminar