18 dezembro, 2007

Adivinha

O presidente A propõe uma nova Constituição e submete-a à votação do seu povo.
O presidente B também propõe uma Constituição. Quando uma parte do povo diz não, cessa a votação. Um pouco mais tarde, esta mesma Constituição é imposta — mas sem votação.
Qual dos dois é o democrata? Erraram todos.
O primeiro presidente chama-se Chávez e portanto é um populista e um ditador.
O segundo presidente chama-se Sarkozy e União Europeia e portanto estes são democratas.
Viva a democracia!

A adivinha é de Michel Collon.
(in Resistir)


Apesar de simpatizar cada vez menos com Chávez, não posso ficar indiferente, e não sentir repulsa, a este 'um peso e duas medidas' que se verifica constantemente na comunicação social, em comentadores, em políticos, na população em geral, talvez influenciada pelas opiniões dos 'peritos'. Este exemplo será dos menos adequados, pois a alteração que Chávez propunha era bem mais radical, mas o princípio está lá, e fica, ainda assim, o exemplo daquilo a que podemos assistir diariamente. LR

1 comentário:

  1. Os governantes são o rótulo que lhes é colocado pelos média.
    E a democracia é um conceito muito vago ou então muito mal interpretado pelos nossos sistemas politicos! Eu sou cidadão todos os dias, todos os dias cumpro leis, desconto para o estado e produzo algo para o país! Não somos cidadãos só de 4 em quatro anos! Se querem o poleiro só têm é que comer a alpista que lhes damos e não o contrário!

    Tou farto que atirem areia para os nossos olhos! O estado serve o povo, não é o povo que serve o estado. A ideia que fazem passar é que devemos alguma coisa ao estado! Será que não é suficiente os desconto que faço e o IVA de 21% que pago? Somos escravos e ainda pagamos para o ser!

    Eu gosto muito de anedotas, mas esta já não tem piada! hc

    p.s.- Peço desculpa pelo desabafo, mas ao menos aqui ninguém me interrompe os raciocínios!

    ResponderEliminar