17 novembro, 2015

O Distúrbio Mental Português

Ser português é muito mais complexo do que se possa imaginar e todos tendem a subestimar a nossa capacidade de enviar mensagens confusas.
Não tenho a certeza se é recente ou se sempre fomos assim, mas parece-me que Portugal é um país que até a Freud deixaria confuso.


Tenho a certeza que todos já sentiram na pele os efeitos desta nossa doença.
Seja no DJ que salta de Rage Against the Machine para Miley Cyrus, ou quando ouvem, na opinião pública, aquela senhora desempregada de 47 anos a defender o governo de Passos Coelho.
Ou até mesmo nas vossas próprias acções, quando andam deprimidos de dia para brilharem à noite ou quando andam quatro anos a criticar um governo e depois não vão votar ou votam nos mesmos.
Ou aquele fenómeno, que gosto de chamar “O Voto Fantasma”, em que se sabe que 50% dos eleitores votaram num partido, elegeram um governo e assim que eles começam fazer porcaria já ninguém votou neles!

Elegem-se governos só para depois se criticar!
Pois convenhamos, se a coisa corresse bem não tinha piada nenhuma!

Acho que existe uma grande falta de sentido crítico em relação a nós próprios, se calhar vem do mimo excessivo que TV’s e políticos nos têm dado, sempre a afirmar que o povo é soberano, que os portugueses sabem o que fazem, que escolhemos assim ou escolhemos assado e até se prestam a tentar decifrar intenções claras a partir de percentagens!

Mas aí entra mais um exemplo desta nossa maleita, somos tão senhores do nosso nariz, tão conscientes do que fazemos e das decisões que tomamos que não admitimos que ninguém nos chame a atenção das nossas falhas!

Ai de quem ouse criticar publicamente a Vontade Popular! É queimá-lo em praça pública!

E a grande verdade é que todos usam isso a seu favor, os políticos manipulam-nos com isso, se votamos neles a vontade popular é inquestionável e soberana, se não votamos neles foram os adversários que enganaram o Povo!

Coitadinho do Povo!

O Povo nunca erra!
Mas a verdade é que erra.
Erra e muito! Erra quando se deixa enganar. Erra quando escolhe ser ignorante em vez de se informar e cultivar. Erra quando dá ouvidos a comentadores, políticos e padres em vez de pensar pela sua própria cabeça.
Erra pois julga-se soberano, mas não faz nada sem ter à frente um capataz!

As TV’s afirmam que nos dão aquilo que queremos ver, aquilo que vende! E nós criticamos as TV’s, porque custa admitir que nos dão merda e nós comemos, sorrimos e pedimos mais!

O Povo não é um ser abstracto! Não pode ser o termo que usamos para descrever todos menos nós! Somo nós! Todos nós! O nosso dever é progredir culturalmente e ser dignos das escolhas que nos são dadas a fazer!
E o que temos feito? Precisamente o contrário!
Temos regredido culturalmente, estamos numa era de tacanhez em vez de progresso!


A verdade é que Povos Cultos são o único instrumento que permite garantir Estados Verdadeiramente Democráticos, Progresso e a Construção de um Mundo Melhor! HC

Sem comentários:

Enviar um comentário