10 maio, 2004

Duelo canino

Tenho andado a adiar falar neste assunto, mas uma vez que toda a blogosfera e imprensa nacional se tem ocupado a debatê-lo (nem sempre bem), parece-me a altura de vir também aqui dar a minha opinião. O assunto a que me refiro é, obviamente, o confronto entre Rex, o cão polícia, e Inspector Max. E vale a pena debater a fundo qual deste dois cães será o mais valoroso agente protector da Lei e da Justiça (nem sempre relacionadas).
Não é assunto novo, e as opiniões dividem-se. Temos escolas de pensamento que defendem que Rex apresenta uma maior dose de coragem do que Max, inerente à sua profissão de cão polícia, onde tem um contacto mais directo com o mundo do crime. Tenho também visto serem feitas associações do bigode de Max aos dos nossos GNR’s, da qual muitos têm deduzido igual incompetência. Isto é um argumento absurdo. Esquecem-se estes senhores que também Rex apresenta um bigode, ainda que não tão frondoso.
Outras escolas de pensamento valorizam mais a inteligência do canino, valorizam mais o trabalho de investigação, com grande dose de astúcia associada.
Parece-me a mim que não deverá ser por aqui que se deverá discutir o valor do cão. Muita gente se tem importado mais a discutir a importância do título, se terá mais importância um cão polícia ou de um inspector canino, esquecendo-se que está em debate o valor destes dois indivíduos como agentes da Lei, e que na verdade têm funções idênticas. Por isso venho aqui propor que se lance de uma vez por todas um debate sério, construtivo sobre este tema que a todos diz respeito. E faço por isso uma análise objectiva ao valor de cada cão.
Rex é um cão sem dúvida com muito mais experiência que Max. Porém Max tem como aliada a sua juventude, que se revela na condição física e até mesmo mental, apresentando uma maior motivação. Já Rex parece já saturado e desmotivado. Ainda assim Rex tem provas dadas enquanto Max tem poucos casos resolvidos. Adiante.
Na inteligência, quanto a mim, Rex sai novamente a ganhar. Max é muito ingénuo como se pode ver na escolha de dono que fez. Já Rex fez uma aposta segura num dono com traquejo que o ajudou a ganhar a experiência que falta ainda a Max. Continuemos.
Rex é de escola germano-austríaca, o nosso bom Max é português. Este factor podia ser um ponto a favor de Max, uma vez que é conhecido o sucesso dos tugas entre as “camones”, podendo ser, tal facto, uma boa ajuda na resolução de casos. Porém, não é um dado adquirido. Rex sai uma vez mais a ganhar, com a frieza da escola alemã.
Último aspecto a ter em conta: Rex, o cão polícia passa na SIC, enquanto que o inspector Max passa na TVI. Rex saí novamente com clara vantagem, nesta escolha da estação televisiva.
Analisando todos estes factores, parece-me óbvio que é Rex o cão mais valioso e útil para esta bela arte do fazer cumprir a Lei.

P.S.: Este assunto diz-nos respeito a todos! Por favor participem neste debate. Porque a vossa opinião conta! LR

Sem comentários:

Enviar um comentário