02 março, 2004

Ai, os putos...

Algo está mal com os putos de hoje. As novas tecnologias vieram trazer-lhes uma nova realidade que não sei até que ponto será positiva. Hoje em dia os miúdos passam os dias agarrados à Internet, às consolas, aos mil e um canais que povoam a televisão. Muita coisa se tem perdido com o crescente domínio destas tecnologias. O único contacto que os putos têm com a lama, é a lama dos jogos de guerra. O único contacto que têm com futebol é a jogar Fifa. O único contacto que têm com a Natureza é o que vêm na televisão. Mas que é feito das tardadas a jogar à bola com os amigos, fizesse chuva ou sol, estivessem 10 ou 37ºC? Que é feito das escondidas e da apanhada? Que é feito dos carrinhos de rolamentos? Que é feito das guerras de canudos e de balões de água? Que é feito das bicicletas? Que é feito das casas nas árvores (e das árvores) e das cabanas no mato? Que é feito dos banhos de mangueira? Que é feito das tentativas falhadas de montar uma mesa de snooker, por não ter idade pra jogar no salão? Que é feito dos jogos de cartas a feijões? Que é feito dos filmes de terror na casa do melhor amigo com aquelas miúdas giraças? Que é feito do Monopoly e das intrujices que pregávamos uns aos outros? Que é feito do berlinde? Que é feito dos ralhetes de quando se chegava a casa com os joelhos em sangue, com o fato de treino novo rasgado e com os braços arranhados? Ou quando se chegava com lama até ao joelho de quando se caiu a caminho de nos irmos meter com as vacas? Que é feito das tardadas a jogar matrecos? Que é feito da união quando alguém se metia com um do grupo? Que é feito de tudo isto?
Antes também haviam consolas. A miudagem ia fazer torneios de Mortal Kombat para casa do que recebia uma consola nova. Quem não se lembra de Mega Drive? Mas era como o resto, jogava-se e a seguir ia-se fazer outra coisa qualquer. Até por que não convinha abusar pois as consolas eram um recurso para as tardes em que se ficava de castigo por causa da bolada na antena do carro do vizinho do 1º esquerdo.
Hoje tudo é diferente. Os putos estão a tornar-se em verdadeiras amibas E depois gera-se uma corrente complicada. Hoje um puto que não tenha computador é excluído pelos outros, até porque os outros não falam de mais nada. E ninguém quer ser excluído.
E os pais também têm a sua parte de culpa nisto, porque não estimulam os filhos a fazer outras coisas, não brincam com eles, não dão uma futebolada no jardim com o miúdo, etc. É mais fácil pôr o miúdo agarrado ao comando. É certo que há casos em que até nem é por mal, só querem dar ao filho aquilo que não tiveram. Mas erram quando se esquecem de dar também aquilo que tiveram. LR

Sem comentários:

Enviar um comentário