Saudações primatas para todos os leitores!
Hoje venho falar-vos de um fenómeno crescente na nossa sociedade, o chuning, qualquer semelhança com o Tuning é a pura verdade!
O chuning tem se vindo a desenvolver por todo o país, é um movimento de massas que consiste na alteração dos veículos com o objectivo de os tornar tão feios que nem sequer se consiga reconhecer a marca ou o modelo!
Muitos dos adeptos do chuning têm como hábito concentrarem-se em zonas predominantemente rectas, para motivos de “street racing”, modalidade ilegal que consiste em dois ou mais indivíduos a acelerar ao longo da recta e em que se fazem apostas para ver quem parte o carro primeiro ou quem atropela o maior número de transeuntes!
Já tive várias oportunidades de me deslocar até à recta mais próxima, neste caso será a do Trancão e lá me deparei com uma série de indivíduos que sendo aparentemente normais na verdade não eram, e a anormalidade destes indivíduos era caracterizada pelo seu reduzido vocabulário, em que figuram as palavras “carros”, “motas”, “tuning” e uns quantos outros monossílabos! Deficiência provavelmente provocada pela inalação de demasiados fumos de escape!
Muito mais haverá a dizer sobre estas maravilhosas actividades paleolíticas, mas a verdade é que de momento não me ocorre mais nada, assim deixo ao vosso critério as características ou opiniões que possam querer acrescentar a este texto, relembrando que temos um sistema de comentários sempre à vossa espera! HC
Hoje venho falar-vos de um fenómeno crescente na nossa sociedade, o chuning, qualquer semelhança com o Tuning é a pura verdade!
O chuning tem se vindo a desenvolver por todo o país, é um movimento de massas que consiste na alteração dos veículos com o objectivo de os tornar tão feios que nem sequer se consiga reconhecer a marca ou o modelo!
Muitos dos adeptos do chuning têm como hábito concentrarem-se em zonas predominantemente rectas, para motivos de “street racing”, modalidade ilegal que consiste em dois ou mais indivíduos a acelerar ao longo da recta e em que se fazem apostas para ver quem parte o carro primeiro ou quem atropela o maior número de transeuntes!
Já tive várias oportunidades de me deslocar até à recta mais próxima, neste caso será a do Trancão e lá me deparei com uma série de indivíduos que sendo aparentemente normais na verdade não eram, e a anormalidade destes indivíduos era caracterizada pelo seu reduzido vocabulário, em que figuram as palavras “carros”, “motas”, “tuning” e uns quantos outros monossílabos! Deficiência provavelmente provocada pela inalação de demasiados fumos de escape!
Muito mais haverá a dizer sobre estas maravilhosas actividades paleolíticas, mas a verdade é que de momento não me ocorre mais nada, assim deixo ao vosso critério as características ou opiniões que possam querer acrescentar a este texto, relembrando que temos um sistema de comentários sempre à vossa espera! HC
Boas huguinho, 1º k tudo nao sei kual é o teu ponto de vista mas gostava k me explikasses kual é a tua barreira entre tuning/xuning e street racing...
ResponderEliminarBem a recta de sacavem komo falast pode nao ser o teu local favorito mas ainda páras lá algumas vezes...
e pk? será pra tar kom os teus amigos certo?
Poix eu no meu kaso junto o gosto de ver os pikanços ao gosto de poder tar kom os meus amigos e kada x se konhecem mais pessoas neste tipo de eventos...
É claro k tb ha o chiptuning e alterações no motor dos karros e de certeza k nao é pra andarem a 120Km/h...
Mas kem ek nao gosta de velocidades?
Uns arrankes amigaveis nao fazem mal a ng desd k nao meta a integridade fisika de ng em risko klaro...
há k ter cabeça kuando se faz um pikanço pk eu ja vi um ibiza k se ia a pikar cmg espetar-se kontra uma rotunda só pk me keria passar a todo o kusto...
Mas pronto fiko me por aki é klaro k kada 1 se defende komo pode e defende akilo k pensa mas axo k nao é preciso tarem sempre a falarem mal até pk nós nao fazemos mal a ng!!!
E de só haver konversas sobre karros e tuning, etc.
pah keres k o ppl vá pra recta falar das noticias ou do furacão k há ali ou dos atentados k existem acolá?
Fikem bem e pensem nisso... as rectas e concentrações sao komo cafés ao ar livre sok em x de servirem kafés servem uns bons arrankes e o xeirinho a borraxa hehe
Ass: WondeRBoY aka Vasco =)
Caro Vasco! Quando falei dos adeptos do chuning não me estava a referir a ti nem a outros que como a ti conheço desde antes sequer de saberem o que um piston é!
ResponderEliminarO que eu falei, e não podes negar, foi naqueles individuos limitados pela obcessão da velocidade com quem lidas quando vais à recta ou às concentrações! É verdade, todos os dias em que vou sair paro na recta, mas não é pelas actividades que lá se practicam, mas por tu tares lá! Até porque, se bem te lembras, a minha actividade preferida na recta é um bom joguinho de futebol! Quanto à tua opinião não tenho nada a dizer, é tua e gostava que mais pessoas comentassem, para pelo menos perceber minimamente o que vos move! Eu próprio já me piquei contigo se bem te lembras, mas não fiz disso o objectivo maximo da minha vida, os carros para mim são um acessório, para vocês são quase uma entidade viva em que despojam fundos e em que têm demasiada confiança! Mas o que interessa é que andam divertidos! Fico à espera da tua resposta! Até lá...HC
Resta acrescentar que no nosso grupo de amigos se tem posto muitas vezes os carros à frente da amizade. E é notório o afastamento entre nós. Penso que sabem ao que me refiro. Para além de que o assunto de conversa ser invariavelmente automóveis não ajuda (ainda mais para alguém como eu que não percebe grande coisa do assunto).
ResponderEliminarE Vasco, penso que não tem mal nenhum o teu gosto e o dos outros por carros. O que tá mal é que não disfrutem de mais nada além disso. Mas isso a mim não me diz respeito. O que me diz respeito é que naquela recta se tem posto em perigo pessoas que não têm, nem querem ter, nada a ver com aquilo. Tratam-se de máquinas e como tal são falíveis, e quando usadas irresponsavelmente são perigosíssimas. Só não vê isso quem não quer, por paixão ou pelo que for.
Um abraço. Luís Rosa
Olá pessoal!
ResponderEliminarComo leitora assídua do vosso blog não posso deixar de comentar este texto.
Devo desde já confessar que não sou grande apreciadora e muito menos entendedora de carros, marcas, cilindradas e afins. Um carro para mim serve única e exclusivamente para me deslocar.
Não tenho nada contra as modificações operadas por certos indivíduos nos seus automóveis pois são gostos e contra esses eu não posso nem quero fazer nada. Porém, tenho contra o intuito de tais modificações já que muitas vezes acima do gosto pessoal estão motivos (no meu ponto de vista) bem mais futeis... o exibicionismo é um deles!
Infelizmente muitas são as pessoas que acham que os “carros kitados” e a velocidade os levam a algum lado... Pois digo-vos que esta última vos pode levar sim mas é na melhor das hipóteses para um hospital...
Tal como o meu querido amigo Hugo sabe acabei de perder um amigo por causa da dita velocidade (e o excesso dela) o que como devem calcular me revoltou bastante. Se calhar daí o facto de me ter decidido a usar pela primeira vez este belo sistema de comentários.
O texto já vai longo mas gostava de dizer mais uma coisa: o tunning enquanto embelezamento dos carros nada tem de perigosos ou ofensivo, o (grande) problema é quando este é usado de forma inconsciente como infelizmente acontece. Apesar de muitos não concordarem façam com que o tunning seja visto como uma arte automóvel e não como “a arte de morrer e matar”...
HotWish******
Pois é, todos voces têm razao kuanto ao k disseram, luis eu pelo menos nao meto os karros ah frente dos meus amigos nem nunca meterei...
ResponderEliminarÉ claro k passo la mt do meu tempo mas pk tou la no konvivio mas komo voces tb gosto de ir ao kafezinho jogar matrekos, mas ali na recta konvive-se e nao se gasta € =)
Mas axo k sim k kada um de voces tem razao no k diz pk akilo pra kem k pika é perigoso e pra kem ve tb (komo se viu na LEAR na outra banda, onde morreram 3 pessoas)
mas nao morrem todos os dias pessoas nas estradas???
Os senhores ministros têm Audi's A8 V8 kom 200 e muitos kavalos pra andarem so a 120km/h? epah é assim tá bem k podemos meter pessoas em perigo MAS KEM ANDA NA ESTRADA ESTÁ SEMPRE EM PERIGO KER VÁ A 220 OU VÁ A 20KM/H!!!
mas pronto estamos a falar de xuning e akabamos no street racing...
eu tb sou konta o xuning tipo este:
http://pwp.netcabo.pt/royalmr/tol/xuning-1.jpg
Mas uma koisa bonita (TUNUNG) komo esta:
http://img72.exs.cx/my.php?loc=img72&image=MVC-861F1.jpg
hehehe =)
Boas!
ResponderEliminarEu frequento assíduamente a famosa recta de Sacavém. Não corro na Recta nem em lugar nenhum por uma questão de opção, só isso! Agora, deixa-me transmitir a minha opinião em forma de questão:
-Achas correcto o pessoal do xuning/racing encontrar-se numa recta onde raramente passam carros ou achas correcto esse mesmo pessoal ir para a Vasco da Gama esticar os carros e por em perigo muitas mais vidas??
Sinceramente eu prefiro a primeira opção. Esta recta é segura e não tem fluxo de trânsito após as 22h, os transportes têm sempre prioridade para transitarem e as boas almas do SR não se metem em corridas quando passa um Taxi ou Bus (ou mesmo carro mundano). Existe um certo civismo dentro deste espaço e a polícia sabe disso. Eu presenciei um acto caricato da própria polícia para com os Tuners/Racers numa das suas rondas abriram os vidros do carro e aumentaram o volume do rádio. Foi hilariante mas também foi bastante positivo.
Agora, existe muita gente estúpida e sem cabecinha a deambular por lá e se lá passaram no dia 23/09 viam a maior demonstração dessa estupidez que levou a uma intervenção da Polícia de Choque! Existem alguns limites que não estão escritos e quem os ultrapassar sofre as consequências! Há pessoal que lá vai passar droga e fazer merda e esse pessoal não interessa a ninguém, mas quem quer ir gastar pneu e dar uso aos pistons do seu automóvel, que o façam num local "controlado" como a Recta de Sacavém e não na Vasco ou no Monsanto.
PAZ!